quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Leiam

Texto Interessante retirado do site http://www.agronomianet.com.br/guia_pratico_do_estudante.htm

Um dos cursos mais fantásticos que pode existir é o de Agronomia. Algumas matérias nota 10, "alguns" professores gente boa, integração maravilhosa, churrasco, bebida, namoro, festas, festas e mais festas.

Se isto está acontecendo com você, então está fazendo Agronomia.

O que você talvez não saiba é que o mundo aqui fora é totalmente diferente deste mundo de Matrix que você vive dentro da Faculdade.

Não estranhe o comentário, mas todo mundo passou pelo que você está passando e poucos deixaram a ficha cair.

O mundo profissional reclama uma melhor capacitação e isto tem uma explicação, muitos dos professores que hoje ensinam, nunca tiveram contato com o mercado, saíram diretamente da faculdade para um mestrado e depois um doutorado sem o contato com mundo fora das faculdades. Outro ponto é o distanciamento da Faculdade e seus ensinamentos em relação ao mercado.

Você vai ouvir ou já ouviu muito na tua vida acadêmica que a faculdade só te dá as ferramentas do conhecimento. Talvez seja uma forma de explicar a falta capacidade que as faculdades têm de formar profissionais.

O que fazer então se isso acontece?

Vou dar algumas dicas para minimizar alguns problema. Quem sabe ajude no caminho que você vai seguir daqui para frente.

O primeiro conselho é você ser uma pessoa sociável, ter uma rede de amigos, colegas, se relacionar bem com as pessoas dentro da Faculdade. Deixe as diferenças de lado, pois quando você sair da faculdade, serão estes teus colegas que te ajudarão o resto da vida.

80% das vagas hoje em dia são por pura indicação.

Faça Estágios sempre que puder. Existem centenas de revendas que dão estágios.

Basta você procurar o responsável e pedir, aprenda a fazer contatos, passe óleo de peroba na cara e vá lá pedir. Perca a timidez, o pessoal das revendas foram estudantes um dia e não negam ajuda.

Se tua faculdade está em greve, faça estágio neste período. Geralmente as greves demoram mais que 15 dias e geralmente são na época que não tem ninguém em férias, então é fácil conseguir.

As empresas grandes têm departamentos especializados em estágios, então entre em contato e se cadastre.

Se quer fazer um estágios numa Instituição Pública, existem centenas de opções no Brasil todo. Escolha uma área que você irá seguir, não faça estágios para matar o tempo em áreas que não vão ajudar no seu conhecimento e no currículo.

AS EMPRESAS ÀS VEZES APROVEITAM OS TALENTOS QUE FAZEM ESTÁGIOS

Se você não for seguir uma área de pesquisa ou não for dar aula, não perca tempo fazendo estágios em faculdades ou Simpósios de Iniciação Científica. Use o tempo que sobrar para fazer algo que vai te ajudar no futuro.

Outra dica:

Estude, estude muito, estude antes das aulas para ir preparado. Isto ajuda a discutir o assunto em sala, a não deixar àquelas aulas chatas só serem lembradas para fazer prova.
Entre em grupos de estudo, se não tiver, monte um. Estudar junto ajuda muito o aprendizado.

Lembre-se, somos iguais aos médicos, mas estudamos 10 vezes menos e não fazemos residência.

Nos períodos que você não está estudando as matérias do semestre, leia sobre assuntos que te interessam, compre revistas, livros, manuais, visite a página das empresas.

Você está se capacitando para ser um profissional, então seja responsável e comprometido com tua profissão. Você vai ter um nome a zelar, não espere para o mercado te treinar, talvez você não tenha esta chance. Saia treinado da faculdade.

Se você gosta de uma ou algumas áreas, comece a direcionar tua vida acadêmica para elas.

Não tente ser tão eclético como nos obrigam.

ESPECIALIZE-SE.

O mercado quer especialistas e não profissionais que acham que sabem de tudo.

Faça cursos, participe de feiras, congressos, simpósios, dias de campo.

Faça curso de vendas.

A maioria das empresas contrata teu conhecimento e quer vendê-lo associado a um produto.

Se você gostou de pesquisa ou vai dar aula, participe da vida da faculdade, faça estágios com professores, nos departamentos, puxe o saco mesmo do professor. Ele também puxou o saco de alguém um dia para estar lá e adora isso.

Cuide do seu histórico escolar, tente tirar as melhores notas. Publique trabalhos em conjunto com os professores. Para você almejar uma vaga em pesquisa, pergunte sobre o direcionamento da sua carreira para um professor.

Procure o coordenador do curso e peça conselhos.

Não esqueça, pratique algum esporte, faça amigos, divirta-se, vá à festa. Dá tempo para você fazer tudo isso e estudar. Dê foco na tua profissão.

Não deixe o Mercado te formar, saia da Faculdade formado

São mais de 4.000 agrônomos desempregados, você quer ser mais um?

Por último, desejo do fundo do coração que você tenha sucesso na profissão. E pode contar comigo para ajudá-los.

Boa sorte.
Eduardo Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário